Quais os requisitos devem ser observados para criar uma estrutura de ponte?
Podemos citar: segurança, funcionalidade, economia, durabilidade e estética. Esses são fatores fundamentais para a escolha da tipologia empregada e para a otimização da construção.
Neste curso, além de conseguir alinhar os aspectos de dimensionamento de pontes de concreto, você vai aprender como executar um bom projeto, tendo as precauções necessárias.
A modalidade EaD vem crescendo no país e no mundo por se tratar de um recurso extremamente facilitador, principalmente por possibilitar ao aluno adequar sua agenda à do curso, e possibilitando sua formação independentemente da localidade geográfica.
Esse curso distingue-se de qualquer outro no segmento, por oferecer uma significativa abrangência de conteúdos.
Mesmo abordando temas muito distintos do universo dos profissionais em questão, a inserção destes temas na realidade do Engenheiro, Arquiteto ou do Designer permitem a aplicação direta e imediata dos conhecimentos adquiridos.
Para Engenheiros Civis e Arquitetos graduados, que estejam interessados no desenvolvimento de projetos de pontes, desde o gerenciamento até a execução!
Os conteúdos são voltados para a prática!
Concepção de pontes;
Histórico;
Partes de uma ponte;
Dados necessários para projeto (organizador prévio);
Tipos de pontes quanto ao perfil longitudinal e seção transversal;
Apoio de pontes (pilares, encontros, aparelhos de apoio);
Princípios de projeto, espiral de projeto;
Concepção da ponte em função do perfil, alternativas;
Acessórios de ponte;
Projeto básico;
Ações sobre as pontes (NBR 1788 e 1787);
Linhas de influência – carga móvel crítica para a seção;
Esforços críticos para a seção;
Dimensionamento das seções críticas;
Documentos do projeto básico;
Projeto executivo;
Dimensionamento de lajes;
Dimensionamento de transversinas;
Dimensionamento das vigas principais;
Pilares;
Projeto dos encontros;
Processos executivos;
Apresentação de projeto (documentos);
20 horas (distribuídas em diferentes recursos: vídeos, mídias textuais, materiais completares e atividades práticas).
Engenheiro Civil. M Sc. ECT URI; C.E.S. “Ouvrages D’Art”- ENPC-PARIS.
Trabalhou na A A Noronha-RJ como Gerente de Projeto em Estruturas “OFFSHORE” para a exploração de petróleo. Atuou na Coordenação de projeto para plataformas fixas de LDA de até 150 m para a PETROBAS junto a PME -Nova orleans USA; PLANAVE-RJ, Diretor de Projetos de Engenharia; Campenond Bernard Paris- Engenheiro.
Professor na URI-SANTO ÂNGELO nas disciplinas de Pontes e Grandes Estruturas, Concreto Armado, Concreto Protendido, Sistema de Gestão da Qualidade. Participação em obras como Ponte Estaiada (Porto Alencastro, MT), Estação do Largo da Carioca para o Metrô do Rio de Janeiro, Rio Othon Hotel (Rio de Janeiro), prédio Industrial pré-fabricado em Horizontina (RS), Estádio Alacid Nunes (Belém PA), plataforma marítima de Pargo 1B (110m de LDA), Bacia de Campos (RJ).
Avaliador da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ-SP, Avaliador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGGQP, Avaliador do Prêmio Ibero-americano, ABRADEE, SESC. Trabalho atual na PROTEN – Projeto e Consultoria de Engenharia Ltda. – Diretor de Engenharia; Universidade Regional Integrada, Professor; UNIJUI, Professor. Professor convidado do Pós-Graduação UFSM.
Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.
A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.
Instituição de ensino presente em todo território nacional.