A constituição do sujeito, a passagem pelo Édipo e a estruturação do psiquismo, os sintomas, o recalque, enfim, o funcionamento do inconsciente é o caminho que a Psicanálise percorre para a compreensão do sujeito. Como fundamentação teórica, a Psicanálise está a serviço do homem em suas diversas práticas, na clínica, na Saúde, na Educação, nas empresas e no laço social. A formação do Psicanalista é, porém, um processo mais complexo que se dá a partir dos estudos teóricos, das supervisões e da análise pessoal. Em seu percurso permanente de formação o Psicanalista estuda e revisita os conceitos e fundamentos teóricos inúmeras vezes ao longo de sua prática. A cada visita uma nova escuta se faz, um novo entendimento, novas construções.
A proposta desta especialização é auxiliar a formação do Psicanalista e dos profissionais da Saúde e Educação, fornecendo uma abordagem que torne possível uma escuta clínica do sujeito, e também um dispositivo de entendimento e intervenção no âmbito da Saúde, das organizações e da Educação.
• Transmitir a Psicanálise, fornecendo embasamento para melhor conhecimento do sujeito e suas formas de subjetivação.
• Desenvolver a escuta psicanalítica apoiada na transferência.
• Propiciar um percurso psicanalítico com bases teóricas sólidas que deem suporte à prática clínica.
• Fornecer um referencial teórico e um dispositivo que sustente as diversas práticas da Saúde, educacionais e sociais.
• Promover um espaço de estudo, discussão e reflexão crítica acerca da abordagem psicanalítica, que permita uma interlocução com diversos saberes.
Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Gestão de Pessoas, ou qualquer profissional que atue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação.
1) História do movimento psicanalítico e a atualidade da psicanálise
2) O inconsciente e suas manifestações
3) Sexualidade
4) Narcisismo e teoria das pulsões
5) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6) A constituição do sujeito
7) Estruturas clínicas 1
8) Estruturas clínicas 2
9) Estruturas clínicas 3
10) Estruturas clínicas 4
11) Técnica e clínica psicanalítica
12) A clínica psicanalítica com crianças
13) A clínica psicanalítica com adolescentes
14) A escuta do sofrimento psíquico em uma perspectiva ampliada
15) O psicanalista e a psicanálise no hospital
16) Psicanálise e educação
17) Desejo e trabalho
18) Sujeito do desejo e sujeito do direito
ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) – Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Especialista em Psicopatologia Clínica, Formação em Psicanálise – Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do ICAD (Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo). Atuação clínica há 15 anos.
MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES (CRP: 09/3178) – Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.
Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.
A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.
Instituição de ensino presente em todo território nacional.