A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demanda constante reposicionamento. Além da familiaridade com o universo lúdico, é imperativo que se compreenda as peculiaridades do funcionamento psíquico, a linguagem, a forma com que se estabelece o laço social, a construção de seus sintomas e por consequência, a escuta e as intervenções se estabelecem em um outro espaço, com fundamentos teórico-clínicos específicos. A complexidade dos quadros clínicos e o entendimento das patologias que afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente convocam os profissionais de diversas áreas a repensarem continuamente sua prática.
A este profissional que atua com crianças e adolescentes, seja no campo da saúde ou educação, nos tempos atuais, é indispensável estar imerso em discussões contemporâneas acerca das psicopatologias infantis e ter clareza dos dispositivos teóricos e clínicos que permitem pensar os casos.
Assim, a pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes se propõe a fazer um percurso teórico e clínico, contemplando o estudo dos modelos teóricos, atualizando o profissional da Psicologia, da Saúde ou da Educação sobre os principais debates acerca da infância e adolescência, e trazendo a clínica como soberana para o entendimento do sujeito
– Conhecer sobre a criança e adolescente, tanto no que se refere à sua constituição subjetiva e problemas do desenvolvimento, quanto aos modelos teóricos que subsidiam uma prática clínica apoiada na transferência.
– Compreender a prática clínica através de discussões e estudos de caso, auxiliando o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.
Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia ou qualquer profissional que atue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação de crianças e adolescentes.
– Fundamentos da Psicanálise com Crianças;
– Constituição do Sujeito em Psicanálise;
– Sexualidade Infantil, Pulsões, Édipo e Castração: o Caminho da Infância;
– Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise;
– Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
– Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança;
– O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais;
– O Jogo, o Desenho e o Brincar;
– Clínica com Bebês e Estimulação Precoce;
– Manejos da Técnica com Crianças;
– A Clínica com Adolescentes;
– Problemas do Desenvolvimento, Diagnóstico e Medicalização na Infância E Adolescência;
– Prática Clínica;
– Aprendizagem, Linguagem e Escrita;
– Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência;
– Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência;
– Fragilidade dos Limites na Infância e Adolescência;
– Seminário de Apresentação de Casos.
ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista em Psicoterapia Psicanalítica. Especialista em Psicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise – Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos.
MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.
Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.
A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.
Instituição de ensino presente em todo território nacional.