Pós-Graduação em Patologia das Construções: Diagnósticos e Tratamentos - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Patologia das Construções: Diagnósticos e Tratamentos - Curso Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

Muitas faculdades não forneceram e ainda não fornecem a disciplina Patologia das Construções nos cursos de graduação de engenharia civil e de arquitetura. Assim, os profissionais não saem preparados para diagnosticarem, prevenirem e para tratarem os problemas que podem acontecer nas edificações de forma geral. A pouca manutenção predial preventiva praticada no Brasil favorece o comprometimento da durabilidade das edificações, exigindo profissionais para reparar os danos causados por essa deficiência. Muitas edificações são executadas com problemas originados nos projetos, na própria execução ou por utilização de material inadequado por falta de maiores conhecimentos sobre as causas e origens desses problemas. Assim, esse curso visa formar profissionais capazes de projetarem e construírem obras com maiores durabilidades. Os colapsos ocorridos em edificações pelo Brasil têm chamado a atenção da comunidade e dos profissionais de engenharia e de arquitetura. A colaboração na formação desses profissionais propiciará maior vida útil das edificações existentes, permitindo suas recuperações e seus reforços estruturais, quando necessários, utilizando os melhores materiais, as melhores técnicas, buscando sempre o menor custo. Em várias turmas que ministramos curso pelo Brasil, os alunos se mostraram muito interessados em um curso de patologia como o que estamos oferecendo. Por todos esses motivos, a pós-graduação Patologia das Construções: Diagnósticos e Tratamentos vem suprir esta carência existente em todo o Brasil. Para quem deseja atuar nessa área como pós-graduado, saiba que o piso salarial do especialista nesta área é em torno de R$12.000,00 (doze mil reais) mensais.

Objetivos do curso

Você se tornará um especialista sobre patologia das edificações, conhecendo as causas e origens das várias manifestações patológicas que podem acontecer, aprendendo como diagnosticá-las, como preveni-las e como tratá-las, propiciando, assim, maior durabilidade das edificações.

Para quem é?

Engenheiros civis e arquitetos. Profissionais do CREA, CAU, SENGE, SINDUSCON, IBAPE, SARQ e construtoras.

Grade curricular

1) Introdução à Patologia das Construções
2) Laudos, Vistorias e Perícia Judicial
3) Patologia das Fundações
4) Patologia das Estruturas de Concreto Armado
5) Fissuras nas Edificações: Diagnósticos, Prevenções e Tratamentos
6) Patologia das Vedações Comuns e Estruturais, dos Revestimentos e dos Pisos Argamassados e Cerâmicos, Residenciais e Industriais
7) Patologia das Instalações Elétricas, Hidrossanitárias e Combate a Incêndio
8) Umidade nas Edificações e Impermeabilizações
9) Ensaios para Diagnósticos
10) Patologia das Estruturas Pré-Moldadas, Protendidas, Metálicas e de Madeiras.
11) Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Armado
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

ANA PAULA ABI-FAIÇAL CASTANHEIRA Possui doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidad Politécnica de Cataluña (2010), mestrado em Estruturas e Construção Civil com ênfase em Patologia das Estruturas pela Universidade de Brasília (1997), especialização em Estruturas pela Universidade Federal de Goiás (1993) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (1992). Atua na área da Patologia das Estruturas e das Construções como Perita e é sócia majoritária da empresa Diagnóstico, Treinamentos e Consultoria Ltda. Está envolvida com a área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tratamento de água com membranas de nanofiltração e ultrafiltração, carvões ativados em pó e em grão e tratamento convencional, visando a eliminação de micro contaminantes para a potabilização da água. Utilizou a cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC/MS/MS) para quantificar dois disruptores endócrinos na água: estrona e nonilfenol. Atualmente também coordena cursos de pós-graduação e ministra cursos de graduação e pós-graduação para o IPOG.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora