O setor metalúrgico brasileiro possui tradição exportadora, o que tem permitido contribuições expressivas à balança comercial do país. Destaca-se a importância do setor para a economia brasileira, o qual é a base de outras atividades econômicas relevantes para o país, como a indústria automobilística, de construção civil e de bens de capital.
O Engenheiro Metalurgista e de Materiais é responsável pelo beneficiamento de minérios, por sua transformação em metais e ligas metálicas e suas aplicações na indústria, atuando em todo o processo, desde extração, refino e conformação até a obtenção de ligas metálicas para os mais diversos usos industriais, podendo agregar características de alguns materiais com outros, criando compostos com novas propriedades. É também de notória importância a introdução de novos conceitos e tecnologias que integrem a cadeia produtiva destas indústrias, como as questões ambientais, por exemplo.
A participação deste Engenheiro no controle e prevenção do meio ambiente alterado por atividades industriais potencialmente poluidoras se torna cada vez mais presente. Em 2010, este setor participou com 23,2% do saldo da balança comercial, 8,2% do PIB industrial e 2,2% no PIB nacional, representando um faturamento de US$ 73,1 bilhões. Após os impactos da crise financeira mundial, o setor tem demonstrado sua capacidade de recuperação e retomada do crescimento com oportunidades que indicam a continuidade no dinamismo econômico e o fortalecimento do setor.
Oportunidades foram abertas nas áreas de novas ligas metálicas, supercondutores cerâmicos e de materiais compósitos. Como podemos ver, a marca deste parque industrial é a diversidade, tendo como principal requisito um profissional atuante e capacitado para os atuais e futuros desafios.
O curso de Especialização em Engenharia Metalúrgica e de Materiais visa capacitar profissionais dos diversos setores da indústria, mesclando o conhecimento teórico-prático concentrados em duas grandes áreas de pesquisa: “Engenharia Metalúrgica e de Materiais” e “Engenharia de Processos e Meio Ambiente”, além de profissionais com forte componente comum relacionado ao conteúdo, oferecendo-lhes domínios adicionais em processos metalúrgicos, de materiais e em meio ambiente, complementando assim sua formação e proporcionando novas oportunidades de trabalho.
Engenheiros, Arquitetos, e Tecnólogos graduados com experiência profissional na área, que atuam em empresas do setor Metalúrgico, de Materiais e de Meio Ambiente ou em instituições de ensino e pesquisa; bem como profissionais que queiram adquirir conhecimento técnico para atuar nesse mercado, ou para aperfeiçoar seus conhecimentos nas áreas citadas acima.
– Fundamentos de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte;
– Ciência e Engenharia de Materiais;
– Metalurgia Extrativa;
– Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I;
– Processos Metalúrgicos;
– Metalurgia Física;
– Mecânica dos Metais;
– Termodinâmica Metalúrgica;
– Processos de Soldagem;
– Materiais Cerâmicos e Compósitos;
– Materiais Poliméricos;
– Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutural;
– Recobrimentos Metalúrgicos;
– Superfícies, Interfaces e Processos Corrosivos;
– Tratamento de Minérios;
– Hidrometalurgia e Eletrometalurgia;
– Pirometalurgia;
– Tecnologia Ambiental aplicado aos processos metalúrgicos e de materiais;
Carga horária de 432 horas / aula
Daniel Vieira Minegatti de Oliveira (IDEALIZADOR) – D.Sc. em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Mestrado em Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Diretor da empresa MMA Consultoria Ambiental. Professor do Curso de Engenharia Civil pela Católica de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, especificamente em relação à poluição das águas, projetos de tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Foi professor substituto do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFRJ (2015/2016). Autor de diversos projetos e artigos/publicações em periódicos internacionais e nacionais; Professor convidado em aulas e cursos.
Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.
A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.
Instituição de ensino presente em todo território nacional.