MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade e Qualidade da Construção - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade e Qualidade da Construção - Curso Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

A construção civil brasileira, ao longo das últimas décadas, apresentou expressiva evolução em diferentes segmentos da cadeia produtiva e no contexto ao qual está inserida. Um fator, sem dúvida, que impulsiona uma empresa de construção civil é sua produtividade. Um dos objetivos principais da melhoria da produtividade é a melhor forma de utilização dos recursos como, materiais, equipamentos e mão de obra. Desse modo, é importante desenvolver estratégias que permitam um melhor trabalho no canteiro de obras, ou seja, planejar melhor o espaço físico, utilizar melhor ferramentas, insumos, otimizar as técnicas de gerenciamento e os processos de transporte. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) existem seis fatores que podem impactar a produtividade na construção civil que são:

• o retrabalho, que é o tempo perdido;
• o planejamento e controle de obra ineficiente;
• segurança do trabalho ineficiente;
• qualidade inadequada da matéria-prima;
• planejamento inadequado do canteiro de obras;
• e mão de obra desqualificada.

Portanto, existe um grande número de oportunidades para o gerenciamento de obras, melhoria da produtividade e qualidade da construção civil.

O MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade e Qualidade da Construção propõe atuar nos quatro pilares básicos do campo de gerenciamento: planejamento, produtividade, qualidade e controle, com enfoque eminentemente prático e voltado para um adequado desempenho estrutural e maximização do retorno do investimento, como está em voga com a norma de desempenho NBR 15.575. Além disso, haverá a preocupação em fundamentar todo o conteúdo prático com os princípios teóricos, para que assim o profissional tenha maior compreensão das informações adquiridas ao longo dos módulos.

Objetivos do curso

• Com este curso você terá um aprofundamento gerencial de obras da construção civil, com o propósito nos ganhos de produtividade e qualidade dos serviços;
• Desenvolverá habilidades operacionais e estratégicas, com foco na qualificação voltada para engenharia consultiva de empresas e projetos de construção civil;
• Conhecerá ferramentas facilitadoras para aplicação à realidade da construção civil;
• Aprenderá através de uma abordagem prática, por meio de estudos de casos, respeitando requisitos regulamentadores (leis, normas, diretrizes institucionais, etc.).

Para quem é?

• Engenheiros civis, eletricistas e mecânicos, arquitetos e áreas correlatas, interessados em adentrar no seleto segmento de consultoria na construção civil;
• Empreendedores, gestores e coordenadores de obras com enfoque na melhoria e otimização de processos;
• Superintendências, secretarias e órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis.

Grade curricular

1) Gerenciamento de Projetos de Obras
2) Gestão de Contratos de Serviços de Engenharia
3) Análise de Viabilidade Econômica de Empreendimentos
4) Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade
5) Melhorias Operacionais da Obra com Lean Construction
6) Técnicas de Controle da Produtividade e Qualidade
7) Práticas de Gestão Ambiental na Construção
8) Modelagem 4D da Construção
9) Planejamento e Controle com MS-Project
10) Engenharia de Custos com a Modelagem 5D da Construção
11) Engenharia Pós-Obra e Práticas de Vendas Imobiliárias
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

FLÁVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER, PHD., DSC., MSC., PMI-PMP, PMI-RMP Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP e em Estruturas Metálicas.
Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado junto ao setor elétrico nacional pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”.
Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP.
Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica).
Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

SERGIO BOTASSI DOS SANTOS, DSC., MSC. Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2000; Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito máximo da CAPES) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo; Atuou na gestão da área pericial e atualmente Superintendente de Engenharia do Ministério Público de Goiás. Consultor em estruturas de concreto pela SBS Consultoria em Engenharia (10 anos); Consultor em gestão de riscos (6 anos); Perito em obras civis (8 anos); Engenharia de barragens por Furnas Centrais Elétricas (8 anos). Experiência em Gerência de projetos de P&D (8 anos); Controle Tecnológico e acompanhamento de obras (12 anos); Professor da PUC Goiás (9 anos); Professor e Coordenador de cursos de Pós-Graduação pelo IPOG desde 2006; Especialista na área de planejamento, execução, medição e controle tecnológico de obras civis e de infraestrutura; Possui mais de 35 artigos nacionais e internacionais publicados na área de construção civil; Autor e Coautor de Capítulos de Livro sobre Tecnologia do Concreto publicados pelo IBRACON. Autor do Livro “Fluência do Concreto – Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos” pela Editora NEA. Colaborador na segunda edição do Livro Internacional Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011 emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Autor dos livros: “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017 (ISBN 978-8-539-90893-6), pela Editora Ciência Moderna; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” em 2018 (ISBN 978-85-399-0970-4) pela Editora Ciência Moderna. Agraciado em 2018 em 2º lugar com o prêmio internacional ACI Excellence in Concrete Construction Project Awards na categoria High Rise Buildings.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora