MBA EaD Gestão de Obras

Sobre o curso

Curso MBA EaD Gestão de Obras
360 horas/aula

Sobre o curso

O Setor da construção civil absorve um número expressivo de mão de obra, porém a mesma se encontra despreparada para os desafios dos novos tempos. O Setor, que é responsável por uma parte bastante significativa do PIB gerado no Brasil, vem crescentemente assumindo seu papel na transformação desta realidade.
O mercado está cada vez mais competitivo e as margens dos novos negócios cada vez menores. Tais fatores exigem dos profissionais, da área gestão de obras, maior domínio dos temas específicos, assim como maior precisão na elaboração de trabalhos que envolvam tais conhecimentos.
A Gestão de Obras atualmente extrapola as barreiras das obras e dos canteiros das obras, pois construir sem controle efetivo de custos, sem planejamento, sob riscos de patologias e desempenho aquém das necessidades dos clientes, potencializam os erros e consomem os resultados. A conexão com os novos princípios de gestão, aplicados à construção civil, exige novos modelos mentais, novos conhecimentos e aprimoramento de tantos outros, já adquiridos, imprescindíveis para o mercado atual e para profissionais que nele atuam.

Objetivos do curso

• Capacitar o aluno a gerenciar o processo de execução de obras, através das boas práticas e ferramentas, visando a sua aplicação para a definição e acompanhamento do custo de um empreendimento, do planejamento e controle da construção.
• Aplicar os conhecimentos de gestão propostos na ementa do curso, utilizando-se de ferramentas compatíveis com a sistematização do mesmo, e sua comprovação em campo através de controles, medições e feedbacks, para melhoria e obtenção de resultados satisfatórios.
• Analisar o empreendimento sob os aspectos econômicos e financeiros, capacitando os alunos acerca dos métodos de avalições de resultado e viabilidade do empreendimento.
• Capacitar o aluno para gestão de pessoas (operários, parceiros, projetistas e clientes, dentre outras), preparando-o para uma atitude inovadora de liderança, para negociação de expectativas, desenvolvimento e aprimoramento de equipes e gestão de conflitos, visando o melhor resultado.

Para quem é?

• Engº Civil, Engº de Produção Civil, Arquitetos, Técnicos ou Tecnólogos com atuação na engenharia civil ou similares.
• Alunos de último ano graduação de Engª Civil, Arquitetura e Tecnólogos com atuação em engenharia civil ou similares.

Grade curricular

Eixo 1: Competências comportamentais

1 Inovação nas Organizações
2 Liderança e Desenvolvimento de Equipes
3 Negociação e Gestão de Conflitos

Eixo 2: Competências gerenciais

4 Gestão Estratégica
5 Planejamento e Gestão Financeira
6 Gestão por Projetos e Processos

Eixo 3: Competências específicas

7 Orçamento, Gestão de Custos, Medições, Controle de Obras
8 Planejamento de Obras
9 Viabilidade Econômico-Financeira de Empreendimentos
10 Desempenho nas Construções – NBR 15725
11 Tecnologias e Boas Práticas de Produção nas Obras
12 Patologias nas Obras: Prevenções e Correções

Coordenação

CARLOS DE MACÊDO E SILVA FILHO

Engenheiro Civil pela UFG/GO, Mestre em Engenharia com foco em Gestão da Qualidade UNICAMP/SP; Especialista em Docência Universitária pela Universidade Salgado Oliveira / GO; Especialista em Gestão Empresarial pela PUC/GO. Professor Convidado dos cursos de Pós-Graduação em Construção Civil e Gestão e Tecnologia de Produção de Edifícios da UFG. Professor dos cursos de Pós-Graduação: MBA – Master em Arquitetura, MBA Gestão de Projetos para Engenharia e Arquitetura, MBA Gestão de Obras, Tecnologia & Qualidade da Construção, MBA Executivo e Inteligência em Negócios do IPOG/GO. Professor dos cursos de Administração de Empresas e Engenharia Civil do IPOG/GO. Engenheiro com 35 anos no mercado, atualmente é Sócio Diretor da VGVIX Gerenciamento e Participações Ltda., em Goiânia/GO, e consultor em empresas de Brasília e Goiânia.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora